sinergás equipamentos
sinergás equipamentos
sinergás equipamentos
logo aspro equipamentos sistema de compressão
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Diferenças entre biometano e gás natural: saiba quais são!

6 meses atrás

diferenças entre gás natural e biometano

Tem dúvidas sobre as características gerais e as diferenças entre biometano e gás natural? A Sinergás é especialista nas duas opções, e nesta matéria te explicamos tudo que você precisa saber para entender de vez a questão.

Antes de tudo, é preciso entender que o biometano é um produto extraído do biogás. Este por sua vez é uma forma de energia renovável, proveniente da biodigestão anaeróbica de resíduos orgânicos como restos de comidas, esterco animal e esgoto sanitário. Após esta decomposição, o resultado é uma mistura de gases: metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), variando entre 50 a 70% do total, e, em menores quantidades, aparecem o gás sulfídrico (H2S), a umidade (H2O) e outros gases, como o nitrogênio (N2). Ao serem separados e purificados o metano e o dióxido de carbono, surge como produto final o biometano.

Sua aplicação principal é o abastecimento de veículos a gás, mas sendo assim, quais seriam as principais diferenças entre biometano e gás natural? Confira a seguir!

ENERGIA RENOVÁVEL
Com as questões ambientais sendo cada vez mais uma preocupação real no dia a dia das pessoas, a busca por energias verdes e limpas é um fato. O gás natural é extraído da decomposição do petróleo, usualmente encontrado em rochas sedimentares. Isto significa que este recurso extraído da natureza é findável, e de difícil reposição. Já o biometano é o que chamamos de energia renovável, e por ser extraído de lixões, resíduos e similares, é facilmente encontrado e com recursos inesgotáveis.

EMISSÃO DE CO²
Se no quesito “energia renovável” o biometano sai na frente em relação ao gás natural, quando o assunto é extração os papéis se invertem. Para que o biometano seja extraído e purificado, os equipamentos e sistemas envolvidos no processo emitem CO², o que não acontece (ou acontece em quantidade absolutamente menor) na extração do gás natural. Já na queima de ambos os combustíveis a emissão de carbono acontece, porém em quase metade da emissão comparada a outros combustíveis fósseis. Sendo assim, tanto o gás natural quanto o biometano são alternativas menos poluentes do que combustíveis líquidos.

APLICAÇÕES
Neste tópico podem surgir algumas dúvidas com relação às diferenças entre biometano e gás natural. O biogás, produto base do biometano, pode ser usado em instalações residenciais e comerciais, abastecimento de equipamentos pela transformação em energia elétrica e térmica, e etc. Porém o biometano tem como aplicação principal o abastecimento de veículos e empilhadeiras, assim como o gás natural. A principal diferença e fator de desempate entre os dois produtos, é a vantagem ecológica do biometano de ser uma fonte de energia renovável. Em preço, rendimento e no resultado para o consumidor final, ambos possuem os mesmos índices, pois a composição química é basicamente a mesma.

Agora que você já sabe tudo sobre gás natural e biomentano, a Sinergás pode te ajudar a desenvolver ou aprimorar projetos baseados em ambos os combustíveis. Possuímos atuação em aterros sanitários com pit stops de abastecimento de frotas e /ou transporte de biometano, e também grandes projetos de instalação de sistemas completos de compressão de gás natural.

Entre em contato clicando aqui e saiba como podemos ser parceiros do seu negócio.

 

 

Compartilhe nas redes: